sábado, 15 de dezembro de 2007

Sete Lágrimas

Primeira Sessão
O Festival Terras Sem Sombra tem início neste dia 15 de Dezembro em Mértola. Este primeiro espectáculo trará à nossa região um dos mais importantes ensembles de música antiga do país.
Nesta edição de 2007-2008 o ciclo iniciar-se-á na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Entre-as-Vinhas, a antiga mesquita da época almoáda, em Mértola, com um espectáculo do Ensemble Sete Lágrimas, intulado Mediterræ: As Devoções Eruditas e Populares no Eixo Latino Mediterrânico. O espectáculo terá início pelas 21 H 00 e será de entrada livre.

Fundado em 2000, Ensemble Sete Lágrimas é um agrupamento de músicos especializados em música antiga e contemporânea dirigido pelos tenores Filipe Faria e Sérgio Peixoto que desenvolve programas onde se combinam o virtuosismo com delicadas composições de melancolia. Dois tenores, duas flautas de bisel, alaúde e tiorba e viola da gamba são a instrumentação base dos programas já apresentados em festivais nacionais como o Festival dos Capuchos, o Festival Terras sem Sombra e os Encontros de Música Antiga de Loulé. Em 2006-2007 o grupo desenvolve diversos projectos de gravação e edição discográfica: para a editora Dialogos, com a encomenda de obras ao compositor inglês, residente em Portugal, Ivan Moody, e para a editora Numérica.

Sem comentários: