segunda-feira, 24 de março de 2008

Concerto Final

Festival Terras Sem Sombra

Concerto de Coro Gulbenkian dá a conhecer grandes compositores portugueses da época barroca, em Santiago do Cacém

A Devoção Mariana na Música Portuguesa no Tempo de D. João V é o tema escolhido para o encerramento da 4.ª edição do Festival Terras sem Sombra. A intervenção do Coro Gulbenkian, sob a direcção do Maestro Jorge Matta, fecha com chave de ouro, na igreja matriz de Santiago do Cacém, famosa pelas suas condições acústicas, uma iniciativa que se tem vindo a impor no panorama musical do país não só pelo alto nível dos repertórios e dos intérpretes mas também pela ligação ao património arquitectónico e pela captação dos novos públicos.
Aquilo que em 2003 parecia ser uma experiência arriscada e de desfecho imprevisível – promover periodicamente um festival de música sacra no Alentejo, região ainda com escassos índices de hábitos culturais – tem vindo a revelar-se uma aposta certa. Ao concluir a sua quarta edição, o Terras sem Sombra atingiu a maioridade e, além de trazer espectáculos de grande qualidade ao interior do país, sempre com casa cheia, já criou uma tradição.

O Festival Terras sem Sombra é uma iniciativa do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e da Arte das Musas que propõe, todos os anos, um ciclo de concertos e conferências com carácter itinerante, tendo sempre como alvo monumentos religiosos de especial interesse cultural e artístico.

Sem comentários: