quarta-feira, 21 de maio de 2008

Porto de Recreio e Praia Vasco da Gama

O Porto de Recreio e a Praia Vasco da Gama, ambos sob jurisdição da Administração do Porto de Sines, conquistaram a Bandeira Azul para a época balnear de 2008.
Depois da Praia Vasco da Gama ter apresentado, pela primeira vez, a sua candidatura em 2007 e ter conquistado a Bandeira Azul, o Porto de Recreio, apresentou a sua primeira candidatura, logrando obter a mesma distinção.
Uma iniciativa no seguimento da realização de um conjunto de melhorias, nomeadamente a conclusão e operacionalização do edifício de apoio e da área afecta, que permitiram a concretização da candidatura do Porto de Recreio.

Para além das condições técnicas e infraestruturais, foi determinante a aplicação do novo «Código de Conduta Ambiental», que tem como objectivo sensibilizar os nautas para a poupança de água e energia, para a reciclagem e para os procedimentos essenciais que visam a salvaguarda do ambiente terrestre e marinho no Porto de Recreio.
No que respeita à Praia Vasco da Gama, foram desenvolvidas as acções que visam dar continuidade à qualidade da praia para os veraneantes, reforçando as melhorias introduzidas no ano transacto.
Para além das acções de manutenção da estrutura dos quiosques, chuveiros e instalações sanitárias, são de destacar a construção de instalações sanitárias para deficientes motores, o reforço de colocação de lajetas no areal (para melhoria de acesso às instalações sanitárias e aos quiosques/bares), a alteração da inclinação das rampas de acesso à praia e a introdução de varandins de protecção nas mesmas.
Foram também efectuadas alterações no sistema de esgotos das instalações sanitárias, tornando-o mais operativo e eficiente e foi adquirida uma máquina de limpeza do areal, para reforço dos meios de limpeza já existentes e que permite a remoção de resíduos de pequenas dimensões (cigarros, vidros, pequenos detritos, etc.).
No plano de água foi ainda instalado um corredor de abicagem para separação das diversas utilizações no mesmo.

Sem comentários: