sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Valorização Premiada

Parabéns

O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (DPHA) foi distinguido com o Prémio Vasco Vilalva 2008 pelo seu contributo para a defesa do património artístico da região e pelos projectos Monumentos Vivos e Festival Terras sem Sombra de Música Sacra do Baixo Alentejo.
Monumentos Vivos é um projecto de animação que tem como fio condutor a realização de actividades culturais em igrejas históricas, recuperadas, com actividades de carácter didáctico e divulgativo. O Festival Terras sem Sombra de Música Sacra do Baixo Alentejo promove uma temporada de música clássica na região através da realização de um ciclo de concertos, conferências e visitas guiadas.
Este departamento foi criado em 1984 para assegurar o estudo, salvaguarda e valorização dos bens culturais religiosos da região. É responsável por um exaustivo inventário artístico, conduzido por José António Falcão com o apoio de um grupo de colaboradores voluntários, que revelou o extraordinário espólio de arte sacra na região, pouco conhecido quer pelas comunidades locais, quer pelos turistas.

Este trabalho permitiu, com contributos diversos, o restauro de um número considerável de igrejas na cidade de Beja, mas também de um vasto conjunto de igrejas rurais espalhadas por todo o Baixo Alentejo. Entre outras acções tornou também possível a formação de comissões locais de salvaguarda das igrejas históricas, muitas das quais estavam fechadas, e que passaram a ser abertas regularmente ao público.
Este espólio tem sido objecto de várias exposições em Portugal e no estrangeiro, bem como de vários congressos, jornadas e encontros científicos.

O prémio, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian e que distingue acções meritórias na área da defesa do património, será entregue no dia 3 de Fevereiro, às 11h30, na Sala do Capítulo do Convento de S. Francisco, na presença da condessa de Vilalva, do Bispo de Beja, D. António Vitalino Dantas, do Bispo Emérito, D. Manuel Franco Falcão, do presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Emílio Rui Vilar e da administradora Teresa Gouveia.

Sem comentários: