terça-feira, 28 de abril de 2009

Simpósio Luso-Aragonês de História da Arte


O estreitar de relações a 30 de Abril em Beja

O Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, o Governo Civil de Beja, a Institución Cultural “Fernando el Católico” (Diputación Provincial de Zaragoza) e a Delegación de Património del Obispado de Tarazona promovem a realização, no dia 30 de Abril, pelas 17 H 00, na igreja de Nossa Senhora dos Prazeres/Museu Episcopal, em Beja, do I Simpósio Luso-Aragonês de História da Arte.

Para além de revisitar o passado, o encontro propõe também pistas de reflexão em torno de problemas que se fazem hoje sentir com acutilância, como o inventário e a salvaguarda dos monumentos e obras de arte de carácter religioso ou a reutilização das fortalezas medievais no âmbito de rotas turísticas. A criação de um itinerário luso-aragonês é, aliás, um dos temas em debate. O outro consiste na realização de uma exposição sobre a vida cultural no tempo de D. Dinis e D. Isabel.



Legenda das fotografias:
1 - São Vicente, natural de Saragoça e martirizado em Valência, mas com as relíquias em solo luso. Escola portuguesa. C. 1600. Cuba, Tesouro da Igreja Matriz de São Vicente
2 - Palácio da Aljafería, em Saragoça. Local do nascimento da Rainha Santa Isabel (1271)
3 - Palácio da Aljafería, em Saragoça. Acesso ao Salão Dourado.

Sem comentários: