quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Fado é Capital

Já está disponível...

Também na Miróbriga lhe contamos a história da canção nacional.
«Fado Capital: A Essência do Fado de A a Z» é uma magnifica exposição do tributo ao Fado e aos seus cultores, divulgando o Fado, de Lisboa e de Coimbra, num percurso que abarca várias gerações e estilos.
Ao longo do percurso destes 10 CD's somos convidados a conhecer os diferentes ambientes em que o fado é protagonista. A desgarrada, as guitarradas e o canto.
Nela evocam-se nomes do passado como Amália Rodrigues, Alfredo Marceneiro, João Ferreira Rosa, Beatriz da Conceição, Maria da Fé, Fernando Maurício, Vicente da Câmara ou Celeste Rodrigues.
A nova geração, aquela que voltou a dar ao fado a dignidade que se ia perdendo, também está representada por nomes como Paulo Bragança, Encores Fado, Margarida Guerreiro ou Catia Montemor.
E como este trabalho trata de uma extensa e criteriosa compilação: de Ada de Castro a Zélia Lopes, «Fado Capital: A Essência do Fado de A a Z» não poderia esquecer os instrumentistas, alguns daqueles que elevaram a guitarra portuguesa a um dos mais carismáticos e belos instrumentos musicais no panorama musical mundial, como por exemplo: António Bessa, António Chaínho, Fontes Rocha, Jaime Santos, Pedro Caldeira Cabral ou Custódio Castelo.
Na Miróbriga para ouvir com atenção ao longo das nossas emissões.

Sem comentários: