segunda-feira, 20 de julho de 2009

Músicas do Mundo 2009



Apresentação hoje no CAS
A «pulga saltitante» (ukelele) que os portugueses levaram para o Hawai; a importância da sala Rock Rendez‐Vous para o sucesso da geração pop/rock dos anos oitenta e noventa em Portugal; e a popularidade de canções como «Ti’ Anica (de Loulé)» ou «O Malhão» em Melaka, na Malásia, são algumas das estórias e curiosidades que o Festival Músicas do Mundo (FMM) poderá conhecer e debater durante a apresentação do livro Música nas
Cidades, de Manuel Fernandes Vicente. O autor estará presente no FMM 2009 a 21 de Julho, no Centro de Artes de Sines. O festival, dedicado à World Music, comemora assim o primeiro aniversário da obra, descrita por António Pires (ex‐editor do jornal Blitz) como «absolutamente imperdível». O jornalista fará parte do evento, co‐apresentando o livro e contribuindo para a conversa.
A presença de Música nas Cidades no FMM proporcionará aos espectadores uma oportunidade para conhecerem as raízes e influência de alguns dos projectos que fazem parte do cartaz: apreciar a música de Carmen Souza e dialogar sobre a origem das Mornas e Coladeras do Mindelo; ouvir a Dele Sosimi Afrobeat Orchestra e ler sobre o Afro‐Beat de Lagos; dançar os ritmos de Lee ‘Scratch’ Perry e debater a relevância do Raggae de Kingston.
Hoje no Centro de Artes de Sines, a Música vai mostrar-se à Cidade.

Sem comentários: