quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Movimento registado pelo Porto de Sines...



...a crescer
O Porto de Sines fechou o ano de 2009 com um crescimento no tráfego de contentores no Terminal XXI de 9%, correspondendo ao total de 253.495 TEU, mantendo, assim, um assinalável crescimento sustentado, inclusive, em plena crise económica.
Tal deveu-se, também, ao alargamento progressivo da área de influência do Terminal XXI na Península Ibérica, englobando, agora, grande parte do mercado do norte de Espanha que passou a ser servido a partir de Sines desde Julho de 2009. Aumentaram, assim, as linhas de feeder que em Sines fazem as ligações com as linhas transcontinentais, com particular importância para os tráfegos regulares com o Extremo Oriente e com as Américas.
No segmento dos granéis sólidos, o crescimento foi, ainda, superior já que o Terminal Multipurpose teve um crescimento anual de 22%, tendo o carvão apresentado o maior peso neste crescimento, com um aumento de 25%. O Terminal de Gás Natural Liquefeito apresentou, também, um crescimento positivo, tendo aumentado 1,5% face ao ano transacto.
No movimento global de mercadorias, verificou-se uma quebra de 3% face a 2008, tendo sido movimentadas 24,4 Milhões de Toneladas. Esta quebra resultou, essencialmente, da redução significativa registada no Terminal de Granéis Líquidos, motivada pelo acidente ocorrido na Refinaria de Sines no início do ano, tendo sido interrompido o movimento de ramas e de refinados durante cerca de dois meses.
Apesar da conjuntura económica muito desfavorável durante o ano de 2009, o Porto de Sines teve uma reacção sempre bastante positiva, uma vez que, à excepção do Terminal de Granéis Líquidos, todos os terminais apresentaram índices de crescimento positivos e, alguns deles, com crescimentos que superam, em muito, os valores obtidos em anos transactos.
No que diz respeito aos Resultados do Exercício, e apesar de não estarem encerradas as contas de 2009, pode já afirmar-se que o Porto de Sines atingirá resultados positivos pelo quinto ano consecutivo.
É, ainda, de assinalar, a contínua redução do Prazo Médio de Pagamentos encetada pela actual Administração do Porto de Sines que, em 2009, se situará nos 38 dias, traduzindo-se num importante contributo para a melhoria da liquidez financeira das empresas fornecedoras do Porto de Sines e da economia da Região, em particular.

Sem comentários: